domingo, 3 de abril de 2011

FESTA DA PRIMAVERA


No dia 20 de Março de 2011 aconteceu a Festa da Primavera no Parque das Nações, iniciativa promovida e realizada no âmbito do projecto AQUI NO BAIRRO. VAMOS FAZER DESTE O NOSSO BAIRRO, em pareceria com a livraria “Cabeçudos” (http://www.cabeçudos.com/).

O sol radioso, os cheiros e os sons da Primavera convidavam ao passeio e convívio em todo o Bairro. As crianças e os pais juntaram-se em frente à livraria e ouviram duas histórias que despertaram a imaginação e participação de todos, contadas pela Liliana Lima e o pelo Bruno Batista.


Seguiram-se outras actividades orientadas para a percepção de diferentes aspectos sensoriais da paisagem: o Jogo da Toupeira e o Jogo da Máquina Fotográfica, o primeiro dedicado ao sentido do tacto, do olfacto e da orientação; o segundo relacionado com o registo instantâneo de cores, formas e elementos da paisagem, à semelhança do diafragma de uma máquina fotográfica.


Depois dos jogos seguiu-se o registo escrito e desenhado das experiências vividas entre pais e filhos e o painel de grupo ia crescendo….

A escola Escola D. Dinis colaborou com os alunos do curso de Animação sócio-cultural, e foram muitos os jogos e brincadeiras que foram acontecendo durante a tarde.

A Associação A PAR (http://www.a-par.pt/) também se juntou a esta iniciativa e foram muitas as crianças e bebés que cantaram e brincaram ao som da música e brinquedos didácticos.

E como não há festa sem bolos, os bolinhos biológicos "Little UPSIDE-DOWN CAKE deram um toque especial à Festa da Primavera (http://www.littleupsidedowncake.com/).


O painel da “Festa da Primavera” contou com a participação de todos, onde se podiam ver os desenhos recortados e colados pelos participantes, alusivas às diferentes paisagens e elementos da paisagem do Parque das Nações, aos olhos de quem vive e visita este Bairro.
 
Esta iniciativa, dirigida a toda a comunidade utilizadora do Parque das Nações (residentes e visitantes de diferentes faixas etárias), teve como objectivo proporcionar um melhor conhecimento dos valores associados às paisagens do “Bairro da Nações”, estimulando, assim, um sentimento de pertença, identidade e cidadania.

Para que estas iniciativas possam multiplicar-se e envolver um maior número de pessoas, é importante que possamos contar com a colaboração voluntária de outros cidadãos utilizadores do NOSSO BAIRRO.

Deixe-nos os seus comentários sobre a Festa da Primavera e sugestões para outras iniciativas, pois em breve teremos mais actividades.

Participe, envolva-se, divirta-se! Seja mais cidadão!