quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O OUTONO AQUI NO BAIRRO

Está a chegar o Outono, chegou a escola e tantas coisas novas para fazer!
O Aqui no Bairro das Nações associou-se de novo à livraria Cabeçudos, para em conjunto celebrarmos o Outono.
No próximo Sábado, dia 24 de Setembro, a partir das 15h00 vamos estar junto à livraria a dinamizar uma atividade para famílias, “A Árvore dos Desejos de Outono”.

As Estações, Iela Mari, Kalandraka

domingo, 12 de junho de 2011

DEPOIS DE OLHARMOS O RIO

… o tempo é condicionante, e condicionou o tempo que demoramos a colocar este post e de um outro modo o tempo condicionou a nossa actividade…. Pois é! Marcámos encontro às 15h00 e a chuva não quis deixar de aparecer…
Não foi possível fazer a nossa oficina, mas não desistimos! E depois de um café, bolinhos e de uma boa conversa abrigados da chuva, resolvemos que iriamos pensar noutro dia para um novo encontro.





Obrigada ao Emanuel, o nosso convidado voluntário, que chegou a pingar mas cheio de vontade de fotografar e à Leonor que se enganou na hora e compareceu 2 vezes!!!
Mas, apesar do mau tempo, os miúdos não se acanham e encontram sempre coisas divertidas para fazer, faça o tempo que fizer.




DO LIVRO, ERNESTO BOM DIA; OQO EDITORA; 2010;
TEXTO DE JOSÉ CAMPANARI E ILUSTRAÇÕES DE JOÃO VAZ DE CARVALHO

terça-feira, 3 de maio de 2011

CONCURSO DE FOTOGRAFIA PARA FAMÍLIAS E VIZINHOS


Tema: O rio é belo... Aqui, no Bairro das Nações.

Data: Sábado, 28 de Maio, às 15h00 no Jardim das Ondas (junto ao Oceanário)

Destinatários: Famílias / todas as idades

Actividade: Com a ajuda de um fotógrafo profissional, pretende-se reflectir sobre o estuário do rio Tejo e as possibilidades da fotografia e de fotografar. Posteriormente, cada família deverá seleccionar uma imagem e enviá-la até 31 de Maio para o endereço electrónico aquinobairrodasnacoes@gmail.com .

No dia 4 de Junho serão anunciados, no blogue do projecto, os resultados da actividade e contactados os vencedores. No dia 5 de Junho, em local a indicar, serão entregues os prémios. Aproveitamos assim para celebrar também o Dia Mundial do Ambiente Aqui no Bairro das Nações.

Materiais: Cada família deverá levar consigo uma máquina fotográfica digital.

Orientador e júri: Fotógrafo Emanuel Brás[1]

Prémios:
1º Prémio: 1 Baptismo de caiaque para 2 pessoas
2º Prémio: Bilhete familiar para o Oceanário
3º Prémio: Bilhete familiar para o Pavilhão do Conhecimento
4º Prémio: 1 livro de fotografia sobre o Parque das Nações

Traga a família e os vizinhos e ganhe um prémio e novos amigos!

Participe, envolva-se, divirta-se! Seja mais cidadão!



[1] Emanuel Brás nasceu em 1967, em Coimbra. O seu trabalho tem vindo progressivamente a focar-se sobre as problemáticas da paisagem no espaço contemporâneo e está representado em várias colecções nacionais: BESart, Colecção Nacional de Fotografia/ Centro Português de fotografia, Fundação PLMJ; Encontros da Imagem, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra. Lecciona na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha desde 2000. É doutorando no Research Centre for Land/Water and the Visual Arts, Universidade de Plymouth, Reino Unido, Mestre em Imagem e Comunicação, no Goldsmiths College, Londres, em 2000 e Licenciado em Filosofia pela Universidade de Coimbra, em 1997.

domingo, 3 de abril de 2011

FESTA DA PRIMAVERA


No dia 20 de Março de 2011 aconteceu a Festa da Primavera no Parque das Nações, iniciativa promovida e realizada no âmbito do projecto AQUI NO BAIRRO. VAMOS FAZER DESTE O NOSSO BAIRRO, em pareceria com a livraria “Cabeçudos” (http://www.cabeçudos.com/).

O sol radioso, os cheiros e os sons da Primavera convidavam ao passeio e convívio em todo o Bairro. As crianças e os pais juntaram-se em frente à livraria e ouviram duas histórias que despertaram a imaginação e participação de todos, contadas pela Liliana Lima e o pelo Bruno Batista.


Seguiram-se outras actividades orientadas para a percepção de diferentes aspectos sensoriais da paisagem: o Jogo da Toupeira e o Jogo da Máquina Fotográfica, o primeiro dedicado ao sentido do tacto, do olfacto e da orientação; o segundo relacionado com o registo instantâneo de cores, formas e elementos da paisagem, à semelhança do diafragma de uma máquina fotográfica.


Depois dos jogos seguiu-se o registo escrito e desenhado das experiências vividas entre pais e filhos e o painel de grupo ia crescendo….

A escola Escola D. Dinis colaborou com os alunos do curso de Animação sócio-cultural, e foram muitos os jogos e brincadeiras que foram acontecendo durante a tarde.

A Associação A PAR (http://www.a-par.pt/) também se juntou a esta iniciativa e foram muitas as crianças e bebés que cantaram e brincaram ao som da música e brinquedos didácticos.

E como não há festa sem bolos, os bolinhos biológicos "Little UPSIDE-DOWN CAKE deram um toque especial à Festa da Primavera (http://www.littleupsidedowncake.com/).


O painel da “Festa da Primavera” contou com a participação de todos, onde se podiam ver os desenhos recortados e colados pelos participantes, alusivas às diferentes paisagens e elementos da paisagem do Parque das Nações, aos olhos de quem vive e visita este Bairro.
 
Esta iniciativa, dirigida a toda a comunidade utilizadora do Parque das Nações (residentes e visitantes de diferentes faixas etárias), teve como objectivo proporcionar um melhor conhecimento dos valores associados às paisagens do “Bairro da Nações”, estimulando, assim, um sentimento de pertença, identidade e cidadania.

Para que estas iniciativas possam multiplicar-se e envolver um maior número de pessoas, é importante que possamos contar com a colaboração voluntária de outros cidadãos utilizadores do NOSSO BAIRRO.

Deixe-nos os seus comentários sobre a Festa da Primavera e sugestões para outras iniciativas, pois em breve teremos mais actividades.

Participe, envolva-se, divirta-se! Seja mais cidadão!